quarta-feira, dezembro 26, 2007

Os Bacalhaus Perdidos (IV) - Portugal e Kalmar

Os últimos possíveis exploradores da América antes de Colón que vou falar são talvez os mais conhecidos: João Vaz Corte-Real e Álvaro Martins Homem. João Vaz é pai de Gaspar e Miguel, que falaremos mais à frente. Gaspar Frutuoso, historiador açoriano do século XVI, diz que João Vaz Corte-Real recebeu a capitania da Angra na Terceira por ter descoberto a Terra Nova dos Bacalhaus. Sendo verdade, isto indicaria uma viagem antes de 1474. Muitos historiadores indicam que este foi um erro de Frutuoso que o confundiu com os filhos (veremos depois o que foi que eles fizeram).

Mas existe outra indicação sobre esta viagem, que vem da Escandinávia. Numa carta para o rei Cristiano III da Dinamarca em 1551, lê-se que foi realizada uma viagem no tempo de Cristiano I da Dinamarca (e também da Noruega e da Suécia, a União de Kalmar) e de Afonso V de Portugal, a pedido do Africano. Ao que parece João Vaz Corte-Real e Álvaro Martins Homem teriam participado nesta viagem luso-dinamarquesa, que teria passado pela Gronelândia e chegado à América do Norte. Gostava de saber o que diz exactamente esta carta, e se os nomes dos exploradores portugueses aparecem, pois seria um dado que daria mais credibilidade às afirmações de Frutuoso.
Possivelmente existiram mais viagens, nas quais talvez se integre a de Colón a estas paragens em 1477 (palavras do próprio). De notar que existe alguma dúvida na existência ou não de antigas colónias escandinavas na Gronelândia aquando da chegada destas expedições.

A ideia que interessava a Portugal parecia ter sido que se poderia chegar à Ásia pelo Norte, sendo assim uma possível alternativa à rota do Cabo. Como se veio a verificar, a rota do Cabo era mais fácil de se realizar. No entanto para uma exploração conjunta ter ocorrido é porque os países tinham uma relação notável, algo que não se refere muitas vezes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta é uma história extremamente interessante. De facto, já li e ouvi (aulas de história de UC Berkeley) sobre uma viagem feita em 1477 pelos dinamarqueses que contrataram um piloto português e que (re)descobriu a Gronelândia, Terra Nova e Labrador. Há, de facto, uma boa razão para se saber pouco sobre isto: o objectivo da viagem era encontrar novos locais de pesca abundante, o que foi conseguido. É natural que os dinamarqueses (e os portugueses) não quisessem publicitar a descoberta...

Isto é um assunto fascinente... Vou escrever um post no meu blog (http://undiscov-country.blogspot.com/) sobre isto...

sergio disse...

Sensacional ! é evidente que coube a Portugal a descoberta da América, seja pelos pescadores açorianos de bacalhau ou pelo próprio "Colon". Vikings só navegavam próximos a costa. E com bases fundamentadas só os portugueses. É claro que o secretismo e o Papa castelhano tinham que puxar a brasa a sua sardinha. Abraços Sérgio Castro sergiovinhais@hotmail.com