sexta-feira, dezembro 28, 2007

O Especial Amigo de D. João II (I)

Estamos agora em 1492. Cristóvão Colón pega num navio e numa viagem sem espinhas descobre um novo continente. E isto na primeira viagem de exploração mandada por Castela. Os portugueses, que já tinham chegado ao sul de África, navegavam habitualmente no mar do Sargaço e estavam num esforço nacional de Exploração há quase 80 anos, deveriam ter-se suicidado em massa. Como teria sido possível outra nação, especialmente os demoníacos castelhanos, os terem ultrapassado na arte que melhor dominavam? O malvado Cristóvão Colón é que tinha a culpa, pois esteve longos anos a tentar convencer os Reis Católicos a apoiá-lo na viagem, como já tinha feito em Portugal. Este malandro só merecia uma coisa... ser especial amigo de D. João II de Portugal.

Pois é, em 1488, quando Colón estava a tentar convencer os Reis Católicos, D. João II numa carta secreta chama-lhe "especial amigo em Sevilha" e diz que "vimos a carta que nos escreveste e a boa vontade e afeiçam que por ella mostraaes teerdes a nosso serviço. Vos agradecemos muito"e mais "a vossa industria e bõo engenho nos será necessário". D. João II tinha rejeitado a proposta de Colón, por saber que a Índia não era para oeste, e no entanto Colón demonstrava estar de boa vontade ao serviço de D. João II (supostamente deveria estar furioso)e D. João II dizia ser necessário o "engenho" de Colón (que supostamente era um idiota que dizia que a Índia era mais perto por oeste do que por este).

Outra, muitíssima interessante, é o facto dos indígenas do Haiti dizerem a Colón e à tripulação que não há muito tempo passaram por ali navios e pessoas parecidos com eles.

Mais há mais coisas interessantes. Enquanto esteve em Portugal, Colón casou-se com Filipa Moniz Perestrelo, que vivia no convento de Santos-o-Velho, que era só para membros da ordem de Santiago, que curiosamente tinha como mestre D. João II. O melhor era que Colón a tinha conhecido porque ia lá regularmente à missa...para além de que para se casar com ela só com autorização do mestre...

Em mais situações (socorro aos Portugueses em Arzila sem dizer nada aos Reis Católicos, encontrar-se com D. João II no regresso da sua primeira viagem antes de D. Isabel e D. Fernando II e a rainha D. Leonor de Portugal mandar-lhe uma carta para este não se ir embora sem a ver, etc...) se pode ver que há muita coisa por dizer sobre este homem, que não parece ter nada a ver com aquilo que se diz dele. E em muitas delas parece português ou pelo menos estar ao Serviço de Portugal.

Será que a descoberta da América para Castela se fez por Colón ao serviço de Portugal?

Sem comentários: