quarta-feira, dezembro 26, 2007

Os Bacalhaus Perdidos (III) - Os Colon(bo)s

Como vimos anteriormente, os Portugueses no século XV faziam viagens mar adentro, que levou à descoberta por exemplo do Corvo e das Flores. Algumas destas viagens teriam chegado à América? Vamos ver algumas.

Diogo de Teive lançou-se para oeste em 1451 (no regresso descobriu as Flores e o Corvo) a partir do Faial e percorre 150 léguas. Foi em busca da mítica ilha das Sete Cidades mas não a encontrou. De notar que foi parar à Irlanda, pelo que navegar no mar alto não era problema nenhum para os navegadores portugueses, como por vezes se diz.

Contudo, fez uma segunda viagem, em 1452, acompanhado por Pedro Vasques de la Frontera e descobriu a mítica ilha! Não se sabe se este teria ido para norte, em direcção aos bancos da Terra Nova, ou para sul, em direcção ao Mar do Sargaço, que até já era conhecido dos portugueses. Esta ilha tanto pode ser a ilha Sable, a Bermuda ou uma das Caraíbas, mas o que interessa é que era uma das ilhas do continente americano.


Há mais "exploradores fantasma" como António Leme antes de 1484, que descobriu 3 ilhas, João Vogado em 1462, Gonçalo Fernandes a mando do Infante D. Fernando em 1462, Vicente Dias e Fernão Teles. Este último até ganhou o monopólio em 1475 do comércio das ilhas que descobriu. De notar que nesta altura nem o Tratado de Alcáçovas nem o de Tordesilhas estavam em efeito.

Há mais dois exploradores mistério, mas estes ficam para a próxima.

Sem comentários: