quarta-feira, dezembro 26, 2007

Os Bacalhaus Perdidos (II) - O Oeste

Os primeiros europeus que com certezas absolutas chegaram à América foram os vikings. Atravessando o Árctico. estabeleceram colónias na Gronelândia e pelo menos também na Terra Nova. Este contacto haveria de acabar e ao que parece a Europa e a América permaneceram afastadas até às Descobertas.

As explorações portuguesas no início do século XV não se confinaram às regiões costeiras, como se costuma dizer. A descoberta dos Açores prova-o e se se analisar bem a distância das ilhas do Corvo e das Flores à Terra Nova vê-se que metade do caminho até à América já tinha sido desbravado... Assim, e com o aumento cada vez maior da capacidade de exploração dos navios portugueses ao longo do século, a descoberta da América seria apenas uma questão de tempo...
Tradicionalmente a descoberta a América é atribuída a Colón em 1492. E não por Portugal, o único país apostado na exploração, mas curiosamente (ou não...) pelo único vizinho de Portugal, Castela. Esta história e o resto são bem conhecidos e voltamos a eles mais tarde.

Há uma questão que no entanto faz sentido perguntar: será que Portugal terá chegado à América antes de Colón em 1492? A título de exemplo veja-se que o Corvo e as Flores foram descobertos cerca de 1450. Será que em 40 anos não se experimentou navegar para oeste?
Como seria de esperar, os vestígios de tais viagens não existem ou são muito vagos. Porque outro ponto muito importante muitas vezes não é referido: o secretismo. As razões para o secretismo português no século XV podem ser muito ou pouco óbvias, mas uma coisa é certa: ele existiu. Alguém acredita que entre a viagem de Bartolomeu Dias em 1488 e a de Vasco da Gama em 1498 não se explorou nada no Atlântico Sul? (Viagem de Vasco da Gama está a preto no mapa ao lado). É que Vasco da Gama, que ia numa missão importante, não repete o trajecto de Dias, percorre um novo... e se existissem condições atmosféricas terríveis neste novo caminho? A única explicaçao que eu encontro é que explorações ocorreram no Atlântico Sul nestes 10 anos e que Gama foi pelo melhor caminho que se encontrou. Mas se assim foi, então algumas viagens foram escondidas. Aliás, até a própria viagem de Bartolomeu Dias apenas é conhecida devido a algumas "fugas de informação"...

No texto seguinte vamos analisar algumas destas "viagens fantasma" a terras no oeste.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Só uma pequena história sobre Colombo:

A descoberta da América foi um acidente, como toda a gente sabe. A parte divertida é que Colombo tinha tentado, em primeiro lugar, aliciar o rei de Portugal, João II, a financiar a sua viagem. O problema é que o fez com os argumentos errados: Colombo tencionava chegar ao Japão navegando para ocidente, mas subestimou em muito a distância. João II era bem aconselhado e sabia disso. Para além disso, no dia em que Colombo tinha marcado nova audiência com o rei, Bartolomeu Dias entra no Tejo com notícias de que tinha dobrado o Cabo da Boa Esperança. Com o caminho já aberto para a Ásia, a proposta de Colombo foi recusada.

Câmara disse...

Sobre Colón, ver um dos próximos posts...