segunda-feira, junho 15, 2009

O meu grande amigo Pidgeot

Como já devem ter reparado, eu gosto de imensas coisas, umas mais eruditas, outras mais "fúteis". Dentro das coisas fúteis que eu gosto é o jogo Pokémon. Acho o conceito muito bom (para quem não sabe, apanhar criaturas e depois usá-las para combate) e tenho pena que a ideia não seja usada para criar um jogo "totalmente para adultos", que devido à complexidade que o jogo tem vindo a ganhar teria certamente sucesso.

Os jogos pokémon (que já vão na 4ª geração) resumem-se a um RPG 2-D (para leigos: és uma personagem e vais jogando com ela com gráficos que podiam ser melhores) em que a fórmula é ir apanhando pokémons (se quiseres, mas é preferível ter pelo menos alguns) e depois ir lutando com eles até ganhares as competições do jogo (o que se faz rapidamente), e depois disto (já que não há fim) podes ir treinando outros pokémon que ainda não treinaste até ao nível máximo (100). Como devem imaginar, chega-se a uma certa altura em que o jogo se torna repetitivo. O que mantém o jogo popular é o chamado Metagame, que é simplesmente a parte das batalhas num modo multiplayer (leigos: com vários jogadores). Dado que felizmente as batalhas podem ter volte-faces incríveis (dada a complexidade e variedade dos ataques [que os pokémons podem aprender] que existem), fazendo com que o desfecho seja muitas vezes imprevisível. Dado que existem (até ao momento) 493 pokémons (embora aqueles que se usem nos combates sejam menos), e juntando-se dúzias de ataques com os efeitos mais esquisitos (como distorcer as dimensões de forma a que os pokémons mais lentos ataquem primeiro por 5 turnos ou convocar uma tempestade de areia - falando apenas de ataques que não provocam dano directo à energia do adversário) e 17 tipos de pokémons com fraquezas, resistências e imunidades entre si percebe-se porque é que este jogo continua a ser cativante.

O meu pokémon favorito é um que por acaso não é muito bom no combate (e portanto não é muito usado no chamado Metagame). Chama-se Pidgeot, tem os tipos Normal e Voador (os pokémons podem ser de dois tipos em simultâneo) e é da geração I, o que quer dizer que faz parte do lote dos primeiros 151 pokémons. Por ser antigo (e portanto joguei com ele quando era mais novo) e por ter gostado muito do conceito dele tornou-se no meu favorito.









PIDGEOT!!!
Stats (Pontos base)
HP (nº de pontos de vida): 83
Ataque (Físico): 80
Defesa (Física): 75
Ataque Especial: 70
Defesa Especial: 70
Velocidade: 91

Uma das coisas que me levou a gostar do Pidgeot é ele ser equilibrado (leigos: abaixo de 70 esse stat é mau, acima de 100 é bom). Esta aparente vantagem é na realidade a maldição dele: não é mau em nada, mas também não é bom em nada. Não tem capacidade para aguentar muitos ataques, mas também não tem poder para desferir golpes poderosos. Muitos pokémons especializam-se num certo stat alto (e.g. 120) e usam-no bem. O Pidgeot não tem essa vantagem. Mas em comparação com outros pokémons Normal/Voador Pidgeot é sem dúvida o mais equilibrado (com a excepção do ridiculamente fraco Farfetch'd que está a precisar de uma evolução). Existem atacantes físicos com mais velocidade e poder de ataque (Staraptor, Dodrio, Fearow, Swellow) mas que depois no campo especial são maus ou então atacantes especiais (Chatot, Togekiss, Noctowl - este mais defensivo) que depois não são bons no campo físico (note-se que Togekiss é quase de outro campeonato em relação aos outros por ser muito forte). Com os seus stats Pidgeot pode ser qualquer coisa - e é esta versatilidade (embora quase inútil) que eu gosto nele.

Habilidades

O Pidgeot é um daqueles pokémons em que fazia falta uma habilidade para compensar os seus stats, mas não. Keen Eye (basicamente o pokémon não pode perder pontaria) é inútil no Metagame e nem sequer contraria o aumento da evasão do adversário. Tangled Feet (a evasão do pokémon aumenta quando está confuso) é igualmente má, pois um Pidgeot confuso é quase de certeza um Pidgeot morto. Infelizmente as 2 habilidades do Pidgeot já estão escolhidas, pelo que não poderia ter outra... Tendo em conta as características do pokémon Intimidate ou Speed Boost teriam a sua lógica, embora penso que ele mereceria uma outra: uma habilidade que aumentasse o poder dos ataques que envolvessem vento em 50%.

Ataques

Como a maior parte dos pokémons do seu tipo, o moveset (isto é, o conjunto de ataques que pode aprender) não é muito extenso. No campo ofensivo físico "bruto" Brave Bird, Return, Double Edge e Steel Wing são boas opções, embora o ataque do Pidgeot não permita que eles sejam suficientemente eficientes. Até esta geração um pokémon de aço poderia aparecer à frente dos pokémons Normal/Voador e rir-se do que este lhe mandaria. Staraptor tem uma forma de contrariar esse problema com o poderoso Close Combat, o que o faz destacar dos outros.

No entanto, os tutores da versão Platinum trouxeram nova vida ao Pidgeot. Dado o seu equilíbrio, este tem algum poder no campo especial, e aí Heat Wave é uma brisa para o moveset do Pidgeot (e para os outros atacantes especiais). Outras opções, como Icy Wind, são também interessantes embora não sejam fantásticas. Outra, Air Slash, permite ter um ataque do mesmo tipo com alguma força. Ou seja, usando da sua versatilidade, Pidgeot pode tentar ser uma espécie de atacante misto, com Brave Bird, Return/Air Slash, Heat Wave e Icy Wind. Embora não vá matar muita gente (provavelmente não mais de um) pode provocar surpresas como um 2 HKO num Garchomp ou um 2 HKO num Skarmory, tendo ainda os poderosos Return e Brave Bird para tentar fazer mossa num atacante especial (embora não o consiga derrotar só). Novamente, o Pidgeot não é uma máquina de combate, mas agora pode fazer alguma coisa.

Dos ataques que não provocam dano, Pidgeot também os pode usar embora sem ser fabuloso nisso. Featherdance juntamente com Roost pode atordoar um pokémon desprevenido, já que ele tem as defesas suficientes para o tentar fazer em ambos os espectros. Tailwind e Agility poderiam dar mais jeito e Mirror Move poderia ser fantástico se imitasse tudo o que o adversário fizesse.

Na minha opinião Pidgeot precisa de mais truques na manga, já que não possui nenhum trunfo na sua natureza. Extremespeed e um Gust que funcionasse como Rapid Spin seriam boas adições. Um "Extremespeed" e um "Overheat" voadores seriam bons para o Pidgeot Algo que aumentasse algum dos ataques ou defesas também. Enfim, Pidgeot é um daqueles pokémons que os criadores não querem saber (mas existem casos piores - mas não muitos no final de uma cadeia de evolução) e que por causa disso foi piorando com o tempo.

Em suma: eu adoro o bom velho Pidgeot. Não é óptimo, mas eu gosto muito da versatilidade dele.

PS: O Pidgeot não aprende Icy Wind - mais uma falha dele

Sem comentários: